BLOG

Time é Tudo

Timing is Everything é um dos conceito mais populares, hors concours dos profissionais, aceito em todos os ramos. Explicado e praticado por gênios. Economistas determinam sucesso através desta ideia, atletas terminam entrevistas com ela, padeiros a utilizam o tempo todo. Timing é Tudo. Não trata-se da tradução literal; Tempo. Mas o Tempo Certo, o Tempo Exato, o Tempo Preciso, o Tempo Perfeito....a Hora Certa.

Para Cavalos, o tempo certo de resposta pode determinar entendimentos diferentes. Cavalos, assim como crianças, precisam entender claramente o que é certo e errado. Sim e Não, Claro e Escuro. Antagonismos da vida. Como dizia Eduardo Galeano; “Identifique seus inimigos, são eles que te definem”. Feito isso, das coisas mais importantes para ajudar o cavalo a compreender o limite de cada coisa, utilize Timing.


Imagine-se num semáforo fechado, seu carro está engatado, seu pé esquerdo permanece na embreagem e seu pé direito freia - Capítulo I de Ensaio Sobre a Cegueira, a parte. Você aguarda o salto de autorização, a liberdade de pista livre, vento no radiador. Tudo canalizado ao instante em que você vê o verde, milhares de sinapses nervosas para a ação de mudança de estado. Este instante que subdivide os segundos, que varia enormemente para os bêbados, é timing. Nos cursos adoro fazer aquela brincadeira que meus irmãos me ensinaram na infância: Duplas, de frente um para o outro, levantam-se as mãos à altura da cintura, um com a palma pra cima, outro com a palma pra baixo. Assim, com um de frente pro outro, as palmas se tocam. Aquele que está com as palmas pra cima, ou seja, sustentando as mãos do parceiro, tentará dar um tapa nas costas das suas mãos. O parceiro deve evitar o tapa tirando a mão mais rápido possível. Difícil de explicar, afê! Mas afinal, a dupla que permanece olhando nos olhos um do outro, sente a tensão, sente o instante em que se deve mover os braços. É exatamente este Timing que estamos procurando.


Alguns cientistas ao estudarem ratos em laboratório, comportamento, desamparo aprendido, encontraram que a resposta para ensinar um animal deve estar dentro de três segundos. Acho este tempo uma barriga enorme, um balão, quase uma semana de atraso para definir Timing. O tempo certo de resposta é o mais curto, imediato. Quase simultâneo.


Questão mais importante agora é: como devo agir?
Nunca com violência, nunca com impaciência, nunca com tranco na boca, nunca com chicotadas, nunca com gritos, nunca causando dor, nunca com vingança. Dito isso, podemos pensar nesses passos
1. Dar um passo atrás e reestabelecer método de trabalho;
2. Dar tempo ao cavalo, cavalos possuem tempos naturais, cada qual responde em momentos distintos;
3. Você pode estar trabalhando com um cavalo que não passou por algumas etapas, vale a pena ensina-lo novamente;
4. Sempre, sempre, sempre considere dores, bons veterinários são como anjos, fazem milagres;
Por fim;
5. Você está bem? Tá com o sono em dia? Tá fazendo o que gosta da vida? Tá sentindo dores?
Cuide-se! Só assim podemos cuidar do outro!


blog

Veja também

Contato

Erro: Campos obrigatórios
Informações de contato


WhatsApp: (19) 9 7100 7991
E-mail: darkomago@gmail.com